Skip to content

Melhores Livros de Jane Austen

outubro 11, 2023
Jane Austen foi uma escritora inglesa, ela nasceu em 16 de Dezembro de 1775, na vila de Steventon, Hampshire, Inglaterra.

Jane Austen é reconhecida como uma das maiores romancistas da literatura ocidental, Austen é autora de clássicos como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, e Emma.

Seus romances são conhecidos por suas críticas sutis à sociedade da época, especialmente em relação às restrições impostas às mulheres.

Uma curiosidade interessante sobre Jane Austen é que ela escreveu seus romances em uma época em que as mulheres enfrentavam muitas dificuldades para publicar suas obras, e por isso, muitos de seus livros foram lançados anonimamente, e somente após sua morte é que seu nome passou a ser amplamente reconhecido.

Outra curiosidade é que Jane nunca se casou, apesar de ter retratado o casamento de forma tão central em suas obras.

Conteúdo:

    Melhores Livros de Jane Austen

    melhores-livros-de-jane-austen-1200x628.jpg
    Melhores Livros de Jane Austen

    Jane Austen viveu uma vida relativamente tranquila no interior da Inglaterra até o seu falecimento em 18 de Julho de 1817, mas suas observações afiadas sobre o comportamento humano deixaram uma marca duradoura na literatura.

    Nesse novo post a equipe do Baratinho Livros selecionou os sete Melhores Livros de Jane Austen. Conheça agora.

    Orgulho e Preconceito

    Desconto Encontrado

    Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável.

    Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o Sr. Darcy.

    Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo.

    O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

    A nova coleção possui capa dura e estilo inspirado nos bullet journals.

    Razão e Sensibilidade

    Razão e Sensibilidade é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa.

    As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época.

    As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças.

    Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse.

    As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

    Sanditon

    Desconto Encontrado

    Sanditon foi o último romance de Jane Austen, escrito quando estava gravemente doente, um legado inacabado à sobrinha.

    Um texto que oferece um vislumbre dos poderes criativos finais e das preocupações de uma das maiores figuras da literatura inglesa.

    Elogiados pela crítica e estudados por acadêmicos, os romances de Jane Austen perduram por causa de sua popularidade entre os leitores.

    As observações espirituosas e astutas da autora elevam seus contos de festas, fofocas e romance em questões de drama cativante, oferecendo um retrato evocativo da vida cotidiana nas cidades e no campo da Inglaterra da época da regência.

    Emma

    Ao comentar sobre Emma Woodhouse, Jane Austen brincou com seus leitores ao dizer que Emma é o tipo de heroína que ninguém além dela própria iria gostar muito.

    Entretanto, ela é irresistível, dona de uma personalidade singular e capaz de despertar no leitor o amor e ódio ao mesmo tempo.

    Emma é profunda, talvez por isso seja a única personagem dos seis livros publicados de Austen, cujo próprio nome é também o título da obra.

    O livro é um ótimo exemplo de sagacidade e ironia, típicos da escrita de Jane Austen, e é considerado por muitos seu romance mais elaborado.

    A habilidade que a escritora teve em demonstrar os diversos aspectos da natureza humana de forma bastante realista e afetuosa eleva esta obra a uma sátira brilhante.

    Persuasão

    Último romance escrito por Jane Austen, Persuasão acompanha a jornada de autoconhecimento e redenção de Anne Elliot, e é uma das obras mais célebres da autora.

    A senhorita Elliot, filha de um importante porém falido baronete, de repente se vê obrigada a conviver com um amor do passado.

    Anos antes, Anne aceitara se casar com Frederick Wentworth, contudo, pelo fato de ele não ser rico nem influente, ela foi persuadida pela família e por uma grande amiga a romper o noivado.

    Agora, Wentworth retorna à cidade com um título de oficial da marinha, bastante dinheiro e o objetivo de se casar.

    Com o coração pesado de arrependimento, Anne terá de vê-lo cortejar outras moças, ou será que ainda há esperança de eles viverem um grande amor?

    Publicada postumamente, em 1818, a história da senhorita Anne Elliot e do capitão Wentworth conquista leitores desde então e ampliou o legado literário de uma das maiores autoras da literatura mundial.

    Mansfield Park

    Em Mansfield Park, Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, e aparenta ser uma menina doce e diz sim para todos os caprichos de seus tios e primos.

    Austen, no entanto, mostra mais uma vez porque merece as honras que recebeu: apesar da aparência frágil, Fanny concentra em si diversos conflitos da alma humana, mostrando-se uma personagem forte e profunda que certamente cativará leitores de diversas idades e contextos sociais.

    Recheado de dissimulação, o livro Mansfield Park revela a sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes peculiares e muitas vezes aprisionadores.

    A Abadia de Northanger

    Desconto Encontrado

    Escrito ainda na juventude de Jane Austen e publicado postumamente, em 1818, o livro A Abadia de Northanger é, sem dúvida, um dos romances mais elaborados da época.

    Uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira sutil, tendo como pano de fundo a cidade de Bath.

    O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila e, por vezes, tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII.

    Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos.

    O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe.

    Jane Austen faz um eloquente contraste entre realidade e imaginação, entre uma vida pacata e as situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver.

    https://www.youtube.com/watch?v=DSFWYd5fbmA

    Última atualização em 2024-10-22 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon