Liev Tolstói nasceu no dia 9 de Setembro de 1828 em Iasnaia Poliana, teve treze filhos e faleceu em 1910, aos 82 anos de idade.
Além de seu trabalho como romancista, Tolstói também é reconhecido por suas reflexões filosóficas e espirituais, especialmente em relação ao pacifismo, à moralidade e à resistência não violenta, influenciando líderes como Mahatma Gandhi.
Melhores Livros de Liev Tolstói
Liev Tolstó é considerado um dos maiores escritores da Literatura Russa e influenciou mundialmente a história da literatura.
Ao longo de sua vida, Tolstói questionou o papel da sociedade, da religião e da guerra, explorando profundamente temas como a natureza humana e o sentido da vida.
Nesse post a equipe do Baratinho Livros selecionou os sete Melhores Livros de Liev Tolstói para você começar a conhecer esse grande nome da literatura mundial. Conheça agora.
A Morte de Ivan Ilitch
Esta é a novela considerada uma das mais perfeitas já escritas.
Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença.
A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir.
Guerra e paz
Liev Tolstói questiona “O que é Guerra e Paz?” em um texto que detalha o processo de pesquisa e de criação de sua obra-prima.
Não é um romance, muito menos uma epopeia, menos ainda uma crônica histórica.
Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, Tolstói narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens.
Em meio a cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o torna uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX.
Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.
Anna Kariênina
Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como impecável, escreve que “toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz”.
Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto.
Nessa obra de arte que se parece tanto com a vida real, Tolstói conduz você por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista.
Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento.
Não há heróis, e nem fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas.
Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, “feito de sombra e de luz”.
Ressurreição
No tribunal para compor o júri que vai definir o futuro de Máslova, uma prostituta acusada de roubar e envenenar um cliente.
O príncipe Nekhliúdov reconhece a serva por quem, no passado, se apaixonou.
Depois de seduzi-la e abandoná-la, ele agora se vê às voltas com a difícil decisão de definir sua sentença.
Ao abordar a tensão social, os privilégios da justiça e a situação carcerária, o autor de Guerra e paz e Anna Kariênina narra uma trama fascinante que tem como pano de fundo a Rússia às vésperas da revolução.
Uma Confissão
Minha vida parou.
Eu podia respirar, comer, beber, dormir, porque não podia ficar sem respirar, sem comer, sem beber, sem dormir, mas não existia vida, porque não existiam desejos cuja satisfação eu considerasse razoável.
Se eu desejava algo, sabia de antemão que, satisfizesse ou não meu desejo, aquilo não daria em nada.
Liev Tolstói no livro Uma Confissão registra a intensa crise de fé de Tolstói quando, em 1879, já tendo escrito duas das mais aclamadas obras da literatura universal, Guerra e Paz e Anna Kariênina, ele se questiona sobre o sentido da vida e é confrontado com sentimentos suicidas.
A narrativa de sua crise e a busca por respostas estão apresentadas, de maneira autêntica e não menos comovente, em tradução exemplar de Rubens Figueiredo.
Felicidade Conjugal
Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de trinta anos, o livro Felicidade Conjugal é talvez a primeira obra-prima de Lev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância fundamental na vida do autor russo o tema do desejo, neste caso apreendido do ponto de vista feminino.
Segundo Boris Schnaiderman, Tolstói escreveu uma novela em que o humano e o literário encontram o seu máximo de expressão.
Combinando sutileza e gravidade, o “observador genialmente perspicaz” que foi Tolstói, segundo as palavras de Boris Schnaiderman, que assina a tradução, as notas e o posfácio, escreveu uma novela em que “o humano e o literário encontram o seu máximo de expressão”.
De quanta terra precisa um homem? E outras histórias
Nesta coleção de quatro contos, Tolstói fala das coisas que realmente importam na vida.
Ele aborda com leveza temas sérios como teologia, filosofia e natureza humana trazendo ensinamentos inesquecíveis e significados profundos em uma leitura cativante.
Tolstói está a quilômetros de distância de qualquer outro escritor em sua capacidade de contar uma história sobre qualquer assunto sem perder a verdadeira essência do caráter humano e nossa fome insaciável por mais.
Este livro é composto por quatro narrativas, é uma leitura recomendada e obrigatória para todas as idades.
É a sua simplicidade que as tornam mais atraentes. O enredo é como um lobo em pele de cordeiro.
A simplicidade é a pele de cordeiro, enquanto o lobo é a inteligência e o que há por trás da história.
https://www.youtube.com/watch?v=RJh2ETYJ_ts
Última atualização em 2024-12-14 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon