Skip to content

Melhores Livros de Sócrates

Sócrates foi um grande filósofo grego conhecido por buscar constantemente a sabedoria e por não ter escrito suas ideias.

A equipe do Baratinho Livros fez uma lista neste post com os melhores livros de Sócrates para iniciar os estudos desse grande pensador.

Conteúdo:

    Melhores Livros de Sócrates

    Melhores livros de Sócrates

    Sócrates

    Um guia abrangente sobre Sócrates, o mais famoso filósofo grego. Sócrates não escreveu nada, e nossa evidência provém dos escritos de seus amigos (acima de tudo Platão), de seus inimigos e de escritores posteriores.

    Sócrates é, portanto, uma figura literária, bem como um personagem histórico.

    Os capítulos deste volume foram escritos por filólogos e historiadores da Alemanha, Canadá, Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, e representam uma variedade de tradições interpretativas e filosóficas.

    Apologia de Sócrates

    Desconto Encontrado

    A Apologia de Sócrates de Platão é o registro de uma das defesas mais famosas e polêmicas da história do Direito e da Justiça ocidentais. Paralelamente, trata-se de uma pequena obra-prima literária de um dos assistentes dessa defesa: Platão, um dos discípulos de Sócrates.

    O filósofo, que perpetuou conceitos como “conheça-te a ti mesmo” e “só sei que nada sei” foi condenado e passou dias na clausura, filosofando sobre a imortalidade da alma, antes de sua execução.

    Sócrates inicia seu discurso advertindo os juízes de que pronunciará exclusivamente a verdade.

    Assinada pelo jovem Meleto, Anito e Lícon, que, pelos costumes da época, tinham direito a fazer declaração jurada, a acusação indiciava Sócrates por não reconhecer os deuses que o Estado reconhecia, por introduzir novos cultos e, também, por corromper a juventude, motivos pelos quais receberia pena capital, caso fosse condenado.

    A tese defendida por Sócrates é a de que nada mais fazia do que filosofar. Inclusive, declarou que preferiria a morte a deixar de se dedicar à filosofia, e, infelizmente, foi o que aconteceu, uma vez que foi condenado por um júri composto de 501 homens atenienses.

    O pensador considerou vergonhosa a postura de seus julgadores pelo fato de terem sido persuadidos a acautelarem-se para não serem ludibriados pela sua “extraordinária capacidade de oratória”, que seus acusadores lhe atribuíram.

    10 Lições sobre Sócrates

    Quem foi Sócrates? Sócrates foi o filósofo que nada escreveu. Ao menos, nada escreveu sobre filosofia e sobre si mesmo. Desse modo, podemos dizer que o Sócrates que conhecemos é, em certa medida, um personagem, ou vários.

    Os historiadores e helenistas tentam estabelecer o “Sócrates histórico”.

    Por sua vez, os filósofos tendem a se importar menos com essa tarefa, dando atenção para a doutrina de Sócrates presente nos textos dos que escreveram sobre ele, arredondando-a segundo suas conveniências próprias, e em especial tomando a obra monumental de Platão.

    Neste livro introdutório, você poderá conhecer melhor esse filósofo e suas ideias.

    Sócrates – Inspirações para a vida

    Desconto Encontrado

    Embora o nome de Sócrates conste na capa, este livro não é de Filosofia. Seu objeto são os valores.

    Espirituais, éticos, morais, políticos, econômicos e outros mais. Ele é parte de uma coleção que discute o que há de mais valioso na vida que é a nossa. Sendo assim, por que o nome do filósofo em destaque? Eu explico.

    Vamos nos servir da trajetória e dos ensinamentos de grandes pensadores. Este livro fala sobre cada um de nós aqui no nosso mundo.

    É destinado a qualquer vivente humano de 10 a 100 anos de idade. Sócrates nos permitiu falar de cidadania, fidelidade, resiliência, coerência, beleza e muito mais.

    Da maior ou menor importância que ele atribuía a um ou outro desses valores.

    Um verdadeiro convite para que você examine sua própria vida e consiga diagnosticar, de verdade, o que mais tem contado na hora de fazer suas escolhas.

    O Mito da Caverna

    Desconto Encontrado

    Um dos textos filosóficos mais lidos de todos os tempos, este clássico de Platão – extraído de sua obra A República que narra um diálogo entre o irmão de Platão, Gláucon, e Sócrates, seu mentor, é um convite à permanente reflexão.

    Sua atualidade e relevância justificam-se por inspirar o resgate de valores fundamentais para a formulação do senso crítico, despertando a consciência político-filosófica tão necessária nos dias atuais.

    Uma obra de formação intelectual que explica como podemos nos libertar da escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

    Aqui Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

    Sua leitura contribui para o engrandecimento pessoal dos jovens e inspira todos os leitores a atuarem como seres sociais conscientes da necessidade de esclarecimento de todos os demais.

    Essencial da Filosofia Grega – Box 3 Livros

    Desconto Encontrado

    Filosofia é uma palavra grega e, um substantivo feminino que significa “amor à sabedoria”, consistindo no estudo dos problemas fundamentais que são relacionados à existência, ao conhecimento e a verdade de valores morais e estéticos, à mente e a linguagem.

    O box “O Essencial da Filosofia”, acompanha 3 volumes dos mais nobres pensamentos e estudos de Sócrates, Platão e Aristóteles.

    Nele são resgatados os textos m ais marcantes desses filósofos e, o principio do pensamento sobre valores constituído pelos helenos e sua aplicação no mundo de hoje.

    Vídeo: Quem foi Sócrates?

    https://www.youtube.com/watch?v=ctHpEaKgbEI

    Última atualização em 2024-04-16 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon