Skip to content

Melhores Livros de Tatiana Salem Levy

outubro 11, 2023
Tatiana Salem Levy nasceu em 24 de Janeiro de 1979.

Escritora, ensaísta e investigadora na Universidade Nova de Lisboa

Conteúdo:

    Melhores Livros de Tatiana Salem Levy

    melhores-livros-de-tatiana-salem-levy-1200x628.png

    Neste post a equipe do Baratinho Livros listou os nove Melhores Livros de Tatiana Salem Levy. Conheça agora nossa seleção.

    A chave de casa

    Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea.

    A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família, que foi deixada para trás em Esmirna, Turquia.

    A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção.

    O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam.

    A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor da morte, a paixão e, sobretudo, o lugar do escritor perante a complexidade do real.

    Dois Rios

    Dois rios nasceu da paixão de Tatiana pelo mar e da vontade de inseri-lo em suas tramas, sempre baseadas em algo que toque sua vida.

    “Sou movida a impulso e emoção, e a minha literatura terá sempre isso”, revela a escritora.

    Para Tatiana, o mar pode levar para o mundo, para o desconhecido; mas também pode levar pessoas queridas, nos tirar de onde gostaríamos de estar.

    “Eu quis explorar essas duas facetas: numa parte o mar impulsiona; na outra, provoca a espera.”

    Quando morava na França, em 2007, ela resolveu passar o verão na Córsega, e se encantou com a ilha. No final daquele mesmo ano, foi para Dois Rios, Ilha Grande, um dos lugares mais bonitos que já viu.

    “Decidi escrever uma história que juntasse as duas ilhas”, conta.

    Assim nasceu o triângulo amoroso entre os irmãos gêmeos Joana e Antônio e a bela francesa de cabelos revoltos Marie-Ange.

    Joana, refém da culpa, dos laços rompidos com o irmão e do comportamento obsessivo da mãe, a encontra na praia de Copacabana; Antônio, fotógrafo internacional, sem porto certo, no lotado metrô de Paris.

    Essa mulher cruza seus caminhos e entra numa história cortada por uma perda do passado e um segredo contido nas ondas da Ilha Grande.

    O mundo não vai acabar

    Desconto Encontrado

    Uma coletânea de crônicas com a qualidade dos romances de Tatiana Salem Ley, autora de A chave da casa O mundo não vai acabar, de Tatiana Salem Levy, é uma coletânea de textos com viés político entrelaçado ao literário, abordando a visão do mundo contemporâneo, tratando das injustiças, das dores e dos conflitos nacionais e internacionais.

    Tatiana tece uma espécie de entendimento do que estamos vivendo através dos livros, conecta o particular e o universal do mesmo modo que faz em seus romances.

    A partir de suas leituras vemos um mundo que não se mostra quando estamos entregues à opinião pronta, ao senso comum, ao preconceito da tendência dominante.

    Tatiana oferece ao leitor novas conexões com o mundo, esse que ela insiste em dizer que não vai acabar.

    Primos

    Desconto Encontrado

    “A ideia de juntar num livro escritores brasileiros descendentes de árabes e de judeus surgiu quase como uma necessidade”, explicam as premiadas escritoras Tatiana Salem Levy e Adriana Armony, organizadoras desta antologia.

    São 20 textos em que esses primos de origem dão seus depoimentos sobre sua ascendência. Moacyr Scliar, Cíntia Moscovich, Alberto Mussa, Carlos Nejar, Fabrício Carpinejar e Salim Miguel são alguns deles.

    Curupira pirapora

    Desconto Encontrado

    Primeiro livro infantil da aclamada ficcionista Tatiana Salem Levy. Uma história deliciosa e irresistível, com belíssimas ilustrações de Vera Tavares.

    Curupira Pirapora vive sozinho na floresta. Cabelos vermelhos, pelos verdes, olhos amarelos, pés virados para trás, ele morre de rir quando assusta os visitantes. Janaína é uma menina da cidade, cheia de pulseiras e brincos.

    Ela passa as férias com seus avós índios, mas vive com medo de bichos, plantas, barulho… Só não tem medo de gente!

    Agora, se eu disser que um dia esses dois tropeçaram um no outro, você imagina o susto?

    Apesar de suas diferenças, eles se uniram numa mirabolante aventura pela Amazônia.

    Quem não ficou nem um pouquinho feliz com essa amizade foi o danado do caçador…

    Paraiso

    Ana vivia fugindo da memória, certa de que a felicidade exige o esquecimento. Evitava os riscos, as situações que pudessem reabrir alguma ferida.

    Até o instante em que se viu diante de uma situação inesperada e percebeu que não haveria saída. O passado ressurgia, intacto.

    A maldição lançada por uma escrava na fazenda de café da sua família, no século XIX, voltava a atormentá-la.

    Ela decide se isolar na casa de campo de uma amiga para escrever e, quem sabe, decifrar as origens daquela profecia que atemorizava as mulheres da família há cinco gerações.

    Escrevendo, talvez pudesse quebrar o efeito das palavras da sacerdotisa africana.

    Ou não haveria destino algum a ser vencido, e a tragédia que se anunciava seria apenas um fantasma da sua imaginação?

    A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze

    Este livro gira em torno da complexa questão do Fora, conceito que abrange vários domínios, problemáticas e pensadores.

    A autora faz um percurso pelas ideias de Blanchot, Foucault e Deleuze com clareza e leveza ímpares.

    O resultado é uma verdadeira cartografia do pensamento literário e filosófico contemporâneo, de grande interesse para os amantes do tema.

    Tanto mar

    Desconto Encontrado

    Thaís morava em uma ilha muito distante. Para todos os lados que olhava só via mar.

    Não assistia à televisão, não gostava de celular nem de internet.

    Sua brincadeira preferida era ir todo dia à praia catar tudo o que encontrava: conchas, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos e também latas de refrigerante e sapatos furados.

    Enchia seu quarto de bugigangas que o mar trazia e dormia na rede; gostava de sentir que estava debaixo d’água.

    Com os traços lúdicos e marcantes do artista gráfico Andrés Sandoval, e a narrativa poética e delicada da premiada autora Tatiana Salem Levy, Tanto Mar narra as alegrias, tristezas, esperanças e inocência da infância e a linda relação de uma menina com a natureza.

    Vista Chinesa

    Desconto Encontrado

    Estamos em 2014. Euforia no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro.

    Copa do Mundo prestes a acontecer, Olimpíadas de 2016 à vista.

    Autoestima da cidade nas alturas.

    Sensação de que o país havia encontrado um novo caminho. Júlia é sócia de um escritório de arquitetura que está planejando alguns projetos na futura Vila Olímpica.

    No dia de uma dessas reuniões com a prefeitura, Júlia sai para correr no Alto da Boa Vista, um enclave de Mata Atlântica no meio da grande cidade.

    A certa altura, alguém encosta um revólver na sua cabeça e a leva para dentro da mata, onde é estuprada.

    Deixada largada no meio da floresta, ela se arrasta para casa, onde uma amiga lhe presta os primeiros socorros.

    O rosário de dor, sensação de imundície e “culpa” é descrito com crueza e qualidade literária poucas vezes vistas em nossa ficção.

    Assim como os percalços junto à polícia para tentar encontrar o criminoso numa sociedade em que basta ser pobre para parecer suspeito.

    Mas nem tudo é horror e escuridão.

    A história é narrada para os filhos da protagonista anos depois do terrível episódio. Os fatos retrocedem e avançam no tempo.

    Temos o início de namoro de Júlia, sua lua de mel numa praia paradisíaca, a gestação.

    São momentos em que habilmente a autora constrói outra visão do corpo e da sexualidade de Júlia como uma prova, para quem cometeu a violência e para si mesma, de que ela é ainda a dona da própria história.

    https://www.youtube.com/watch?v=WBPJo1-zlXM

    Última atualização em 2024-10-22 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon