Thiago nasceu em 30 de Março de 1926 em Barreirinha, cidade no interior do estado do Amazonas e faleceu em Manaus no dia 14 de janeiro de 2022.
Thiago de Mello foi um poeta, jornalista e tradutor brasileiro.
Foi considerado um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.
Thiago de Mello foi eleito membro da Academia Amazonense de Letras, na cadeira nº 29 em 20 de Janeiro de 1955, na sucessão de Vivaldo Lima, e recebido em 15 de março de 1956, pelo acadêmico Djalma Batista.
Melhores Livros de Thiago de Mello
Neste post a equipe do Baratinho Livros selecionou os cinco Melhores Livros de Thiago de Mello para você que quer começar a conhecer as obras desse grande nome da literatura brasileira. Conheça agora.
Silêncio e Palavra
Este livro é uma Edição especial comemorativa dos cinquenta anos de vida literária do escritor.
O livro foi publicado pela primeira vez em 1951.
Silêncio e Palavra ocupa um lugar central na obra de Thiago de Mello.
Marca a feliz estreia do poeta, que, em reconhecimento ao seu talento, foi saudado com entusiasmo pela crítica da época, merecendo elogios de ensaístas do porte de Álvaro Lins, Otto Maria Carpeaux, Gilberto Freyre, entre outros.
A obra é marcada por intenso conteúdo humano e já evidencia toda a força e intensidade poética que marcam a poesia de Thiago de Melo.
Faz Escuro Mas Eu Canto
Faz escuro mas eu canto, livro de poemas de Thiago de Mello publicado em 1965, é sempre lembrado por seu autor como seu livro mais querido.
Quem conhece Thiago ou já teve a oportunidade vê-lo falar, percebe logo de pronto como sua postura generosa no que diz respeito a tudo que a vida lhe proporciona marca a vivacidade das imagens e sentimentos evocados em seus poemas.
Com a instalação da ditadura militar no Brasil em 1964, os ventos para Thiago não foram nada favoráveis.
Na ocasião em que esteve preso, deparou-se com um de seus versos escritos na cela: “Faz escuro mas eu canto/ Porque a manhã vai chegar”.
Era o sinal de que sua luta incessante pelo respeito à vida humana encontrava eco e precisava ser levada adiante.
A presente edição de Faz escuro mas eu canto traz carinhoso depoimento de Pablo Neruda, de quem o poeta se tornaria amigo e com quem compartilharia momentos de alegria e de tensão durante o período em que esteve exilado no Chile.
Escritos em um momento em que o Brasil atravessava tempos sombrios, os poemas do livro são tingidos por um sopro renovador que encanta e acalenta o coração inquieto da humanidade.
Melhores Poemas Thiago de Mello
Nesta coletânea, Thiago de Mello presenteia os leitores com quase meio século de sua poesia, abordando temas como a Amazônia, a injustiça social e a resiliência humana.
Seus versos são um testemunho da sensibilidade e da profundidade de sua escrita, que ecoam com emoção e relevância até os dias de hoje.
Amazonas. No Coração Encantado da Floresta
Neste livro Thiago de Mello dá uma aula de geografia poética: O folclore da Amazônia, onde mora há mais de vinte anos, exibe todas as cores do mundo.
As sete histórias aqui reunidas foram recontadas no registro de quem fala a “língua” da região e vive à beira do rio Paraná-dos-Ramos.
Já as ilustrações no livro foram feitas por Andrés Sandoval e traduzem a exuberância da paisagem e da vida amazônica.
O livro traz ainda uma curiosa biografia de pessoas e rios para crianças, pais e professores com espírito de aventura, cineastas, ecologistas e futuros antropólogos.
Campo De Milagres
Neste livro de memórias, Thiago de Mello compartilha momentos marcantes de sua vida, acompanhados de poemas icônicos como “Faz escuro mas eu canto” e “Canção do Amor Armado”.
É uma obra que mergulha nas reflexões do poeta sobre amor, resistência e a capacidade transformadora da arte.
https://www.youtube.com/watch?v=OlZ5kWpnUIU
Última atualização em 2024-10-08 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon